Projeto Pedagógico

Temos como princípios educacionais a valorização do protagonismo infantil, a interação, a autonomia cognitiva, e a oralidade que são estimulados por meio das múltiplas linguagens e de uma metodologia que priorize a construção de conhecimento que leve a criança a levantar hipóteses, confirmar ou refutar e, sobretudo, pensar e repensar sobre o mundo. Por isso os processos metodológicos que traduzem a nossa concepção pedagógica são: movimento operatório, resolução de problema e desenvolvimento das competências leitora e escritora.

MISSÃO

Promover uma educação de qualidade que contribua para a formação integral de sujeitos críticos, criativos e solidários, através de uma sólida base de valores intelectuais, morais, éticos e humanos.

VISÃO

Ser reconhecida como uma escola inovadora em suas práticas educacionais e no compromisso com a formação humana, social e intelectual dos cidadãos.

• Valorização da cultura da infância;
  • Formação continuada do corpo técnico e docente;
  • Excelência na prestação dos serviços;
  • Relações éticas, afetivas e solidárias;
  • Sustentabilidade da vida;
  • Integração escola, família e comunidade;
  • Protagonismo no processo de ensino e aprendizagem.

FORMAÇÃO CONTINUADA

Construir uma escola de qualidade, que respeita os direitos das crianças e promove o desenvolvimento profissional é um desafio que exige reflexão sobre as ações docentes.

A efetividade do trabalho pedagógico, pressupõe uma sólida base de conhecimento sobre a infância e os processos de aprendizagem da criança. Neste sentido, os desafios de uma educação de qualidade exigem da equipe pedagógica uma prática reflexiva. Por isso a formação continuada faz parte da nossa proposta pedagógica. Ação, observação, registro, reflexão e replanejamento são elementos que se integram ao nosso processo pedagógico.

Dessa forma, fomentamos a prática reflexiva, por meio da troca de conhecimentos, que são produzidos a partir do olhar da própria prática docente e das teorias que fundamentam a nossa proposta pedagógica.