Ensino Fundamental I

A proposta pedagógica do Ensino Fundamental tem a preocupação de garantir não apenas a abordagem do conteúdo programático estipulado pelos órgãos oficiais, mas o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem prazeroso.

Partindo da premissa de que o conhecimento é dinâmico, está em construção e resulta de interações sociais, históricas e temporais, consideramos fundamental que o aluno passe por experiências que possibilitem a produção de conhecimentos.

Eles deverão elaborar novas hipóteses e propor novas configurações, com base em questionamentos originários de discussões realizadas em sala de aula. Desse modo, a história e o conhecimento não são reproduzidos e sim redescobertos.

Os três processos que melhor traduzem a concepção pedagógica são:

Movimento operatório

Partindo dos conhecimentos prévios dos alunos o professor propicia situações de aprendizagem, de modo que se sintam capazes de modificar o que já existe em sua estrutura cognitiva.

Desenvolvimento das competências leitora e escritora

o ser humano conhece o mundo por meio de suas linguagens e símbolo. A medida que ele se torna usuário e produtor de diferentes linguagens, ampliam-se as possibilidades de expressão e de compreensão do mundo.

Resolução de problemas

Deve levar em conta a reflexão dos alunos sobre a importância do sentido da relação conhecimento/sociedade/cotidiano e dessa forma propor estudos contextualizados.