Em 2016, nascia a Escola Inovação, para acolher os sonhos das famílias pertencentes à antiga Escola Pantera, fundada na cidade de Santo André, há 35 anos. A esperança em manter a continuidade pedagógico-educacional oferecida aos seus filhos, levou os pais a receberem os novos mantenedores e a inovadora proposta educacional, de braços abertos.
A conexão entre a essência humana e a possibilidade de um futuro melhor para as crianças, fez a Escola, ao final do seu primeiro ano, dobrar o número de alunos matriculados, validando a sua qualidade educacional na comunidade.
A escola, desde o princípio, buscou fomentar uma concepção de educação emancipadora, que colocasse a criança como protagonista, autônoma, reflexiva, criativa, crítica e produtora de cultura.
Em 2018, sua infraestrutura foi reformada, com intenção de oferecer aos nossos alunos a continuidade dos estudos, com a abertura de novos cursos.
Em 2020, essa história continua, especialmente pela importante conquista da escola, com a autorização de funcionamento do Ensino Fundamental (anos iniciais).
Em sua trajetória, encontram-se histórias pessoais vividas, parcerias construídas com alunos, pais, colaboradores e parceiros. Gente que fez a história da Inovação um sonho coletivo, uma realidade.
Por isso, agradecemos imensamente a todos que contribuíram para a construção dessa marca que se destaca no segmento educacional.
A criança é concebida como portador de uma história de conhecimentos adquiridos e capaz de aprender sempre. Dessa forma, são consideradas a estrutura e a gênese como fontes de produção de conhecimento. Não se trabalha com estruturas acabadas e com a redução do complexo ao simples e sim com construções progressivas.
Organizamos as atividades dos alunos que possibilitem a produção de conhecimento, a partir do conhecido, em busca do desconhecido.
As atividades são propostas por meio de desafios e podem ser realizadas por diferentes caminhos. O levantamento de hipóteses, a exposição de opiniões e a apresentação de justificativas são partes integrantes da rotina de sala de aula, além de instigar alunos a refletirem sobre os resultados alcançados.
As estratégias das atividades possibilitam:
Na atualidade, para um projeto de aprendizagem ser considerado eficiente, não basta o desenvolvimento de competências cognitivas. É preciso, cada vez mais, a interação entre o desenvolvimento dessas competências com o desenvolvimento de valores éticos e habilidades socioemocionais.